Quinta-feira, 4 de Março de 2010

Vitor Vasques - Fonte Luminosa Não vou fazer uma apreciação do Tito de Morais como cidadão e político, uma vez que outros Camaradas que contactaram mais intimamente com ele já o fizeram de maneira exaustiva. Vou falar sim, do meu Camarada e Amigo, militante em vários comícios, colega em dois governos e como candidato a Deputado do Partido Socialista pelo círculo de Viana do Castelo.

Como foi para mim reconfortante ver no FacebooK (Cctm Tito de Morais) a foto de um comício na Fonte Luminosa onde me revejo em companhia do Tito, do Mário, do Zenha, do Campinos, do Aires Rodrigues, entre muitos outros! Mas que grande PS! Que saudades da «chama» de então!

Em relação à nossa convivência estreita no Governo liderado pelo Almirante Pinheiro de Azevedo, ele, ligado ao Emprego e eu à Segurança Social, vivemos momentos extremamente complexos numa altura conturbada da vida política do País. Recordo que no 25 de Novembro estávamos no Governo. Nesses tempos difíceis o Tito revelou-se sempre um Homem de grande serenidade e com fortes convicções no Socialismo em Liberdade como defendíamos. Este seu entusiasmo foi contagiante para aqueles que tinham, na altura, menos experiência política. Então, a coragem e a determinação de Tito de Morais foram uma pedra basilar para o nosso ânimo e forte determinação na defesa dos princípios defendidos pelo PS!

Continuámos esta luta no 1º Governo Constitucional, já sob a liderança do comum Amigo Mário Soares, então com uma perspectiva de projecto mais segura e com uma orientação política muito mais bem definida. Lembro os contributos dados pelo Tito e pelo nosso também saudoso Jorge Campinos no problema do apoio aos retornados.

Mais tarde, travámos uma luta difícil e para muitos considerada quase que impossível, no distrito de Viana do Castelo... Durante um mês de campanha eleitoral, diariamente, percorremos todo o distrito, levando as nossas propostas a locais onde nunca as palavras Democracia, Liberdade e Socialismo tinham sido ouvidas...Fomos a locais cujo acesso teve de ser feito a pé devido à falta de caminhos transitáveis… Lembro que a uns quilómetros do Lindoso, depois de fazer cerca de uma légua a pé, fomos recebidos em casa de habitante de uma aldeia de que não recordo o nome, que nos ofereceu como refeição, a única coisa que tinha: uma batata cozida e uma tira de carne que tirou da salgadeira. Era este o espelho do Portugal profundo!

Oferecemos-lhe um copo com o emblema do PS que guardou religiosamente…

Durante toda a campanha, à nossa esquerda, o PCP, disfarçado de MDP, atacava-nos, tentando encostar-nos à direita… aí o Tito respondia com o seu exemplo de militante de sempre! À nossa direita existiam nichos ultra-reaccionários que, por estratégia, ignorávamos. Existia, também um numeroso grupo de tradição conservadora e muito influenciado pelo clero local que nos tentava «colar» aos comunistas, fazendo de cada homilia um comício dominical. A todos respondíamos com a nossa tolerância religiosa, os nossos princípios éticos e morais, focando as nossas intervenções no irradicar das desigualdades existentes no campo social naquele Distrito tendo sempre a tónica da Democracia e do Socialismo em Liberdade! Foi uma luta difícil, com muito trabalho, muita determinação, mas extremamente estimulante! O esforço teve como resultado a nossa eleição como deputados para a Assembleia da Republica por esse Distrito!

A maior gratidão que tenho para com o Tito é viver segundo o legado que ele e também o Mário e o Arnaut me transmitiram com o seu exemplo e que vincou a minha maneira de estar e sentir para todo o sempre… é ser: «socialista, republicano e laico»!

É esta a minha sincera homenagem!

Fevereiro de 2010

Vítor Vasques



publicado por CCTM às 01:56
link do post | comentar |

Tito de Morais - 1974
CCTM
Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Tito de Morais

. . . . - HomePage -
pesquisar neste blog
 
contactos
Largo do Rato nº 2
1269-143 Lisboa
cctm@sapo.pt
cctm@ps.pt
autores
em destaque
. biografias (notas)
. - entrevista (M.José Gama)
. cctm - comissão executiva
. cctm - comissão de honra
. comunicação social/informação
. Portugal Socialista 2010
. depoimentos actuais
. depoimentos anteriores
. estórias
. exílio
. - Argélia
. - França
. - Itália
. família
. mensagens
posts recentes

Manuel Alfredo Tito de Mo...

Selagem do Blog

Audiência com o President...

Apresentação do relatório...

Relatório final das CCTM

Portugal Socialista - 201...

Portugal Socialista - Edi...

Legado, inspiração e estí...

Sempre em defesa dos valo...

Exemplo de empenho cívico

arquivos

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

últimos comentários
SUA SOLUÇÃO FINANCEIRA EM 72 HORAS.Incrível, mas v...
Boa noite,Ainda tenho uma carta do Francisco R.Cos...
Boa noite, sugiro que entre em contacto com a asso...
Boa noite, estou a realizar um trabalho no âmbito ...
Só lhe peço que refira que a imagem faz parte do e...
Boa noite caro amigo,Gostaria de lhe perguntar se ...
Estou a ver na TV informacao sobre a greve. Esta g...
Tenho seguido atentamente todos os passos destas c...
Li as vossas palavras e fiquei muito contente de s...
Excelente! É uma amizade exemplar que nem a distân...
mais comentados
7 comentários
3 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
tags

todas as tags

links
subscrever feeds
blogs SAPO