Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2009

Almirante Tito Augusto de Morais Neste primeiro post no Blog comemorativo do centenário do nascimento do meu Pai, quero deixar um pensamento para com o meu Avô que não conheci pessoalmente, mas de quem o meu Pai falava muitas vezes, lamentando que nunca lhe tinha sido prestada a devida homenagem, como figura da revolução de 1910 e como patriota que foi.

A tomada do Cruzador São Rafael e o apontar os canhões ao Palácio das Necessidades na revolução de 5 de Outubro, o seu papel como Ministro e Deputado, o seu papel como Homem da República e da Democracia, foi membro do Partido Republicano e Governador da India.

Outros dois pensamentos vão para os meus Tios: Maria Palmira Tito de Morais e Augusto Tito de Morais.

A Tia Maria Palmira, depois de se ter licenciado em Histórico-Filosóficas, em Lisboa, licenciou-se e fez mestrado em Enfermagem nos Estados Unidos, fundou o Centro de Saúde de Lisboa, foi professora na Escola Técnica de Enfermagem, tendo sido a primeira professora portuguesa a dar aulas naquele estabelecimento afastada pelo governo fascista de leccionar pela sua actividade política, nomeadamente na campanha presidencial de Norton de Matos. Saiu do país em 1951. Foi então convidada pela ONU para os quadros da OMS onde trabalhou mais de 20 anos.

O Tio Augusto especialista em medicina tropical, aos 20/30 anos foi trapezista e tinha grande orgulho nisso. Viveu em Moçambique,onde começou a carreira profissional, trabalhou com o sogro, em campanhas para a erradicação de doenças tropicais como a  bilharsiose e a malária, publicou várias obras sobre o assunto.Sai de Moçambique em 1961 depois de lhe terem sido feitas propostas impossíveis de aceitar..., vai para os EUA como bolseiro da Fundação Fullbright e aí fica até 1963. Convidado para trabalhar na Organização Mundial de Saúde trabalha em comissão de serviço em diversos países, Iraque, Indonésia, Filipinas, Cambodja. Vive na Suíça e na Suécia. Era um desenhador exímio, tem várias bandas desenhadas de sua autoria. Regressa a Portugal depois do 25 de Abril dá aulas de saúde pública e anos mais tarde conclui o doutoramento e torna-se Professor catedrático no Instituto de Medicina Tropical.


tags:

publicado por Pedro Tito de Morais às 20:53
link do post | comentar |

7 comentários:
De Rui Baptista a 14 de Dezembro de 2009 às 10:37
Fui grande amigo de Augusto Tito de Morais, em Moçambique. Julgo que ele gostaria de ter sido acrescentado ao seu "curriculum" desportivo o seu amor aos pesos e halteres.

Num livro que escrevi, em 72, "Os pesos e halteres, a função cardiopulmonar e o doutor Cooper", dediquei-lhe uma dedicatória que transcrevo:

"Dedico este livro a Tito de Morais, grande entusiasta dos pesos e halteres, companheiro das lides desportivas, médico virado para os problemas da investigação, no Instituto de Investigação Médica de Moçambique, e, sobretudo, querido Amigo.


Um objectivo comum nos unia: a divulgação da modalidade, como meio seguro de perservar a saúde e a sua intransigente defesa. Daí o despontar de uma indefectível amizade.

Ao serviço dos "ferros" pusémos os nossos conhecimentos sobre o corpo humano, transmitindo-os aos outros, sem jactância, , por conferências proferidas na Associação de Naturais de Moçambique, e nos colóquios que se lhes seguiam, sempre calorosos, norteados no amor à Cultura Física e na procura de um mesmo fim, através de proposições diferenciadas ou caminhos divergentes, qual deles o mais apressado na desmistificação dos sobranceiros contraditores dos pesos e halteres.

Abandonou há anos, o Dr. Tito de Morais, o campo de batalha moçambicano, no alcance de novos horizontes: médico da Organização Mundial de Saúde, dedica-se nos dias de hoje, ao seu semelhante, nos mais recônditos pontos do globo.

Resto eu, que, aqui de Moçambique, lhe envio - sem saber se o recebe ou não - o amplexo forte do camarada de armas que prossegue a luta na lembrança das antigas escaramuças que estão longe de ter conduzido à vitória final.

A verdade tem o seu preço, tanto mais elevado quanto menor o número dos que a procuram".

Rui Baptista (Coimbra


De Tito de Morais a 14 de Dezembro de 2009 às 18:02
Estimado Rui Baptista Coimbra,

Sou um dos filhos do Augusto Tito de Morais e não quero deixar passar esta oportunidade para lhe agradecer a simpatia das suas palavras para com o meu Pai e acrescentar que confirmo o seu testemunho da paixão que ele nutria pelo exercício físico.

Não sei se o meu Pai chegou aguma vez a ter conhecimento da dedicatória que lhe fez no seu livro, mas se não foi o caso - o que lamento - estou mais do que certo que teria ficado orgulhoso.

Acho que não nos conhecemos pessoalmente. Provavelmente conhecerá as minhas irmãs ou o meu irmão mais velhos. Teria o maior prazer se entrasse em contacto comigo, pelo que lhe deixo abaixo o meu endeço de email.

Cumprimentos
Tito de Morais
TMorais@MiudosSegurosNa.Net


De Rui Baptista a 14 de Dezembro de 2009 às 20:50
Meu Caro Tito de Morais: Acabo de publicar um post de homenagem a seu Pai no blogue "De Rerum Natura" de que sou um dos autores.

Homenagem modesta para um Homem de que fui grande amigo e que merecia quem tivesse o verbo que lhe desse o devido relevo.

Um abraço amigo.
Rui Baptista


De Tito de Morais a 14 de Dezembro de 2009 às 23:48
Estimado Rui Baptista,

Foi com agrado que vi este seu comentário e li no blog que o meu Pai chegou a ter conhecimento da homenagem que lhe prestou no seu livro.

Fui ler o seu blog e lá deixarei comentário.

Entretanto, dado que nasci posteriormente à estadia do meu Pai em Moçambique, não me recordo obviamente desses tempos e muitos dos seus amigos desses tempos não cheguei a conhecer. Do entusiasmo pela ginástica, acho que o único que cheguei a conhecer terá sido o Prata Dias.

Um abraço
Tito de Morais


De Anónimo a 15 de Dezembro de 2009 às 12:26
Caro Rui Batista

Não tenho muitas recordações do meu Avô mas as que tenho ficarão gravadas na minha memória para sempre. Recordo sempre um homem bom, amigo do seu amigo e alguém com uma experiência de vida acima do normal.
O gosto pelo desporto do meu Avô foi algo que tenho a certeza que herdei dele já que de todos os seus netos, fui talvez o único que ainda hoje encara a prática desportiva regular como uma paixão e uma contribuição para preservação da saúde dos seus praticantes.
Não segui a Ginástica e os pesos como ele, mas dediquei-me a uma modalidade pouco divulgada em Portugal, o Squash, com todos os dissabores que isso provoca num país onde só se fala de futebol.
Também estou certo que herdei dele a dedicação profissional e o gosto por saber mais, algo que na minha profissão tenho procurado fazer ao longo dos últimos anos.
Conforme lhe disse, desconhecia a dedicação e o gosto pelos pesos e alteres do meu avô pelo que com o seu contributo, fiquei a conhecer um pouco mais sobre uma pessoa que muito admiro.
Obrigado pelas suas palavras e um bem haja.

Um abraço

João Carlos Tito de Morais Caiano


De Joana Marisa a 20 de Novembro de 2012 às 21:28
Boa noite, estou a realizar um trabalho no âmbito da unidade curricular de Historia de Enfermagem e o tema que escolhi foi a realização de uma biografia sobre Maria Palmira Tito de Morais.
Após várias leituras, sei que esta enfermeira foi uma grande lutadora e admiro-a.
Sem incómodo, gostaria de saber se possuí alguns documentos online ou informação sobre a respectiva?
Agradeço.


De Anónimo a 30 de Dezembro de 2012 às 18:57
Boa noite, sugiro que entre em contacto com a associação Tito de Morais através do email: geral@titomorais.pt. Poderá também consultar o site www.titomorais.pt


comentar post

Tito de Morais - 1974
CCTM
Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Tito de Morais

. . . . - HomePage -
pesquisar neste blog
 
contactos
Largo do Rato nº 2
1269-143 Lisboa
cctm@sapo.pt
cctm@ps.pt
autores
em destaque
. biografias (notas)
. - entrevista (M.José Gama)
. cctm - comissão executiva
. cctm - comissão de honra
. comunicação social/informação
. Portugal Socialista 2010
. depoimentos actuais
. depoimentos anteriores
. estórias
. exílio
. - Argélia
. - França
. - Itália
. família
. mensagens
posts recentes

Manuel Alfredo Tito de Mo...

Selagem do Blog

Audiência com o President...

Apresentação do relatório...

Relatório final das CCTM

Portugal Socialista - 201...

Portugal Socialista - Edi...

Legado, inspiração e estí...

Sempre em defesa dos valo...

Exemplo de empenho cívico

arquivos

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

últimos comentários
SUA SOLUÇÃO FINANCEIRA EM 72 HORAS.Incrível, mas v...
Boa noite,Ainda tenho uma carta do Francisco R.Cos...
Boa noite, sugiro que entre em contacto com a asso...
Boa noite, estou a realizar um trabalho no âmbito ...
Só lhe peço que refira que a imagem faz parte do e...
Boa noite caro amigo,Gostaria de lhe perguntar se ...
Estou a ver na TV informacao sobre a greve. Esta g...
Tenho seguido atentamente todos os passos destas c...
Li as vossas palavras e fiquei muito contente de s...
Excelente! É uma amizade exemplar que nem a distân...
mais comentados
7 comentários
3 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
tags

todas as tags

links
subscrever feeds
blogs SAPO