Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CCTM

Comemorações do Centenário do nascimento de Manuel Tito de Morais

03
Dez09

Homenagens

Pedro Tito de Morais

TitoAugustoMorais03.jpg

Neste primeiro post no Blog comemorativo do centenário do nascimento do meu Pai, quero deixar um pensamento para com o meu Avô, Tito Augusto de Morais, que não conheci pessoalmente, mas de quem o meu Pai falava muitas vezes, lamentando nunca lhe ter sido prestada a devida homenagem, como figura da revolução de 1910 e como patriota que foi.

CruzadorSRafael.jpg

(nota do webmaster na revisão do Blog em 2022:
"Na madrugada do dia 04 de Outubro de 1910 uma parte da sua guarnição envolveu-se na insurreição republicana e deteve o comandante e a meio da manhã entrava a bordo o 2 ºTen. Tito de Morais que fora enviado pelo comité revolucionário de Marinha para comandar o navio."
Fonte: Arquivo histórico da Biblioteca Central da Marinha)

 

A tomada do Cruzador São Rafael e o apontar os canhões ao Palácio das Necessidades na revolução de 5 de Outubro, o seu papel como Ministro e Deputado, o seu papel como Homem da República e da Democracia, foi membro do Partido Republicano e Governador da India.

Outros dois pensamentos vão para os meus Tios: Maria Palmira Tito de Morais e Augusto Tito de Morais.

Palmira Tito Morais (imagem espólio ATM)

A Tia Maria Palmira, depois de se ter licenciado em Histórico-Filosóficas, em Lisboa, licenciou-se e fez mestrado em Enfermagem nos Estados Unidos, fundou o Centro de Saúde de Lisboa, foi professora na Escola Técnica de Enfermagem, tendo sido a primeira professora portuguesa a dar aulas naquele estabelecimento afastada pelo governo fascista de leccionar pela sua actividade política, nomeadamente na campanha presidencial de Norton de Matos. Saiu do país em 1951. Foi então convidada pela ONU para os quadros da OMS onde trabalhou mais de 20 anos.

Augusto Tito de Morais (imagem cedida pelo filho Tito de Morais)

O Tio Augusto especialista em medicina tropical, aos 20/30 anos foi trapezista e tinha grande orgulho nisso. Viveu em Moçambique, onde começou a carreira profissional, trabalhou com o sogro, em campanhas para a erradicação de doenças tropicais como a bilharziose e a malária, publicou várias obras sobre o assunto. Sai de Moçambique em 1961 depois de lhe terem sido feitas propostas impossíveis de aceitar..., vai para os EUA como bolseiro da Fundação Fullbright e aí fica até 1963. Convidado para trabalhar na Organização Mundial de Saúde trabalha em comissão de serviço em diversos países, Iraque, Indonésia, Filipinas, Camboja. Vive na Suíça e na Suécia. Era um desenhador exímio, tem várias bandas desenhadas de sua autoria. Regressa a Portugal depois do 25 de Abril dá aulas de saúde pública e anos mais tarde conclui o doutoramento e torna-se Professor catedrático no Instituto de Medicina Tropical.

© CCTM (18)

7 comentários

Comentar post

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contactos

Largo do Rato nº 2
1269-143 Lisboa
(inactivo)
cctm@sapo.pt (inactivo)
ATM - Associação Tito de Morais
Rua Abel Salazar, 37B
Alto da Faia
1600-817 Lisboa
titomorais@titomorais.pt (ATM)
luismariatito@gmail.com (webmaster)

ATM

Nota do Webmaster (2022)

Este Blog está, como se pode ler no "feed", selado para memória desde o dia 2010.07.29, data em que a Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do nascimento de Tito de Morais se extinguiu.
O tempo (12 anos), em termos de evolução tecnológica, é inimigo das selagens e o Blog, para que continue a reflectir a memória, teve de ser tecnicamente “desselado” para manutenção.
Na minha qualidade de webmaster reactivei as imagens, uma vez que a base de dados onde estavam alojadas foi descontinuada, e procedi a alguns ajustes para permitir que este acervo se mantenha funcional. Estes trabalhos decorreram entre 14 e 25 de Setembro de 2022
Se em relação ao texto fica a garantia de praticamente nada ter sido alterado, com excepção de alguns links externos entretanto quebrados ou já inexistentes, já no grafismo original houve que fazer pequenos acertos.
A nota justificativa está registada na última (primeira) página do Blog.
Luís Novaes Tito
luismariatito@gmail.com
2022.09.25

Links

redes sociais

blogs da casa

outros blogs

outros sítios

institucionais

comunicação social

.

Arquivo