Fundador de fundadores
Tito fundador. Fundador dos fundadores!
Porque ele apareceu muito jovem naquela linha de pessoas de pundonor que nunca aceitaram um golpe contra a República, nem a ditadura, nem o chamado Estado Novo, nem o fascismo, nem a guerra colonial... Foi dos que persuadiram os amantes da liberdade, mais de que de uma esperança – da necessidade de combater. Dos que, entre eles, induziram a convicção da urgência em organizar.
Dos que provaram, em palavras e actos, o imperativo da acção revolucionária. Dos que fundaram – aliás com a compreensão, o apoio e o entusiasmo de uma companheira não menos empenhada – a Acção Socialista, o Portugal Socialista, o Partido Socialista. Dos que arreigaram, neste Partido, a consciência de dever combater em todas as frentes onde a liberdade periga. Dos que elevaram a voz – ele é a voz! – que não permitiria que o Partido fosse outra coisa senão o devir, em contextos sucessivos, do próprio Partido, tirando forças sempre novas dos seus valores.
Não lhe devem estar só obrigados, todos os militantes, mas os democratas e o País. Ele empurrou, na verdade, uma aventura que tardava da história do País e dela permanece como actor que nunca deixou a cena, a incomparável testemunha que nos ensina uma leitura e nos fornece a melhor referência. Nesta homenagem se comprova a larga extensão da base política e social que o reconhece.
Coimbra Martins
Fonte: Portugal Socialista 214 – Outubro de 1996