Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CCTM

Comemorações do Centenário do nascimento de Manuel Tito de Morais

18
Nov09

Vamos homenagear o Fundador do PS

CCTM

Manuel Tito de Morais faria cem anos em 2010

Vamos homenagear o Fundador do PS

FilmeTito02.jpg

Manuel Tito de Morais, fundador do PS e ex-presidente honorário do partido, faria cem anos em 28 de Junho de 2010.

Para assinalar essa data foi constituída, em Lisboa, a Comissão Executiva das Comemorações do Centenário de Manuel Tito de Morais, que reúne mensalmente na sede nacional do PS, no Largo do Rato, para organizar e coordenar as diversas iniciativas que serão levadas a cabo.

A Comissão apela aos núcleos do PS e da JS de todo o país para organizarem os mais variados eventos durante o ano de 2010 destinados a recordar a figura ímpar de Tito de Morais como fundador do Partido Socialista, anti-fascista e obreiro da democracia.

Manuel Tito de Morais iniciou a sua actividade política aos 16 anos numa greve estudantil no Liceu Camões. Em 1945, aderiu ao Movimento de Unidade Democrática (MUD) de que seria membro da Comissão Central, tendo sido preso dois anos depois. Despedido do seu emprego por razões políticas viu-se obrigado a partir para Angola, onde continuou a luta pelos seus ideais democráticos. Mas mesmo aí seria preso de novo em 1961, quando rebentou a guerra colonial naquele país. Enviado, sob prisão, para Lisboa, seria libertado no aeroporto. De novo sem emprego, dirige-se agora para o estrangeiro, França, Alemanha, Brasil, Argélia e Itália, onde milita activamente nos movimentos unitários da oposição. Em Roma, como representante da Acção Socialista Portuguesa (ASP) foi o fundador e primeiro director do jornal “Portugal Socialista”, que constitui uma enorme mais-valia para a organização e mobilização dos socialistas portugueses no interior e exterior, que levaria à constituição do Partido Socialista em 1973, na Alemanha.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974, Manuel Tito de Morais empenhou-se na organização interna do Partido Socialista e, em 1975, foi eleito deputado por Viana do Castelo à Constituinte. Seria deputado toda a sua vida útil e mesmo presidente da Assembleia da República em 1983/84, com um intervalo durante o 6º governo provisório e o 1º governo constitucional, em que desempenhou as funções de secretário de Estado da População e Emprego.

Toda esta actividade decorreu a par de uma grande militância partidária nos diversos órgãos dirigentes do partido, sendo presidente do PS entre 1986 e 1988 e depois presidente honorário até à sua morte em 1999.

Luísa Tito de Morais

Publicado no Acção Socialista em 2009.05.06 (link indisponível)

© CCTM (03)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contactos

Largo do Rato nº 2
1269-143 Lisboa
(inactivo)
cctm@sapo.pt (inactivo)
ATM - Associação Tito de Morais
Rua Abel Salazar, 37B
Alto da Faia
1600-817 Lisboa
titomorais@titomorais.pt (ATM)
luismariatito@gmail.com (webmaster)

ATM

Nota do Webmaster (2022)

Este Blog está, como se pode ler no "feed", selado para memória desde o dia 2010.07.29, data em que a Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do nascimento de Tito de Morais se extinguiu.
O tempo (12 anos), em termos de evolução tecnológica, é inimigo das selagens e o Blog, para que continue a reflectir a memória, teve de ser tecnicamente “desselado” para manutenção.
Na minha qualidade de webmaster reactivei as imagens, uma vez que a base de dados onde estavam alojadas foi descontinuada, e procedi a alguns ajustes para permitir que este acervo se mantenha funcional. Estes trabalhos decorreram entre 14 e 25 de Setembro de 2022
Se em relação ao texto fica a garantia de praticamente nada ter sido alterado, com excepção de alguns links externos entretanto quebrados ou já inexistentes, já no grafismo original houve que fazer pequenos acertos.
A nota justificativa está registada na última (primeira) página do Blog.
Luís Novaes Tito
luismariatito@gmail.com
2022.09.25

Links

redes sociais

blogs da casa

outros blogs

outros sítios

institucionais

comunicação social

.

Arquivo