Um homem de princípios
“Um Homem de Princípios“ foi o qualificativo escolhido quando ele foi homenageado em vida, em Lisboa, em presença dos mais altos dignitários da República Portuguesa, e é sem dúvida aquele que melhor corresponde à personalidade do Tito.
Pela sua postura intelectual e política de lutador pela Liberdade e Democracia no decorrer da sua vida, o Manuel Alfredo Tito de Morais angariou o respeito e o reconhecimento dos portugueses, mesmo daqueles – tal foi o meu caso – que o viram pela primeira vez fora do nosso país.
Para além da honra que foi para mim tê-lo como proponente e signatário (em nome do Secretariado Nacional do PS) do meu cartão de militante, sinto grande satisfação em poder afirmar que este Homem me inspirou sobre uma certa forma e postura política.
Encontrei-me muitas vezes com o Tito, inclusivamente em sua ou em minha casa, nomeadamente quando ele era Presidente da Assembleia da República. Devo dizer que sempre me senti impressionado com a modéstia natural que sobressaía da sua personalidade.
Não vou prolongar-me mais. Creio que era necessário render esta homenagem àquele que foi para Portugal, para o PS e para os seus amigos; um grande Homem. “UM HOMEM DE PRINCIPIOS”
Germano Lima
© CCTM (153)