Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CCTM

Comemorações do Centenário do nascimento de Manuel Tito de Morais

03
Dez09

Reconhecer a mestria

Luis Novaes Tito

1983LisboaBarcoPolacoARTitoMoraisLuis01.jpg

Primeiro conheci-lhe a voz, depois os feitos e só após a Revolução vim a conhecê-lo pessoalmente. Trabalhei com ele no seu Gabinete quando foi Secretário de Estado do Emprego, no VI Governo Provisório e como seu Secretário Pessoal quando, no I Governo Constitucional, foi Secretário de Estado da População e Emprego. Ao ser eleito Presidente da Assembleia da República, Manuel Tito de Morais nomeou-me seu adjunto, a quem ele apelidava do seu jovem de confiança pessoal e política, com quem partilhava todas as cumplicidades de quem desempenhava tão elevado cargo e com quem trabalhava, sempre, mais de doze horas por dia.

Do Tito guardo imagens que me marcaram para toda a vida e do seu exemplo fiz o meu padrão político. No que alguns reconheciam teimosia, identifiquei sempre determinação. No que outros apelidavam casmurrice, sabia-lhe eu a integridade moral, política e cívica. No que ainda outros caracterizavam de intransigência identificava-lhe rectidão, coerência e insubmissão.

Manuel Tito de Morais era notável pela capacidade de trabalho, pelo profissionalismo, pelo sentido do dever e principalmente por nunca se deixar deslumbrar pelo poder ou pelas honrarias. O seu slogan de "antes quebrar que torcer" faziam dele um incorrupto puro onde nem o dinheiro nem o poder puderam fazer germinar qualquer apetência inconciliável com o seu percurso, aquilo que ele designava como ética republicana.

Homem corajoso, afável, com um humor fino e sagaz. Homem de pensamento limpo, de estratégia brilhante e de visão que lhe permitia antecipar cenários e preparar-se para eles.

Recordo sempre Tito de Morais com o carinho que merecem aqueles a quem consideramos mestres de vida. Ao longo do tempo de vida deste Blog não me faltarão oportunidades para relatos e episódios. Assim não me falhe a memória para os poder recordar.

Imagem: Assinatura do Livro de Honra do Navio-escola polaco. (1983)

© CCTM (17)

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Contactos

Largo do Rato nº 2
1269-143 Lisboa
(inactivo)
cctm@sapo.pt (inactivo)
ATM - Associação Tito de Morais
Rua Abel Salazar, 37B
Alto da Faia
1600-817 Lisboa
titomorais@titomorais.pt (ATM)
luismariatito@gmail.com (webmaster)

ATM

Nota do Webmaster (2022)

Este Blog está, como se pode ler no "feed", selado para memória desde o dia 2010.07.29, data em que a Comissão Executiva das Comemorações do Centenário do nascimento de Tito de Morais se extinguiu.
O tempo (12 anos), em termos de evolução tecnológica, é inimigo das selagens e o Blog, para que continue a reflectir a memória, teve de ser tecnicamente “desselado” para manutenção.
Na minha qualidade de webmaster reactivei as imagens, uma vez que a base de dados onde estavam alojadas foi descontinuada, e procedi a alguns ajustes para permitir que este acervo se mantenha funcional. Estes trabalhos decorreram entre 14 e 25 de Setembro de 2022
Se em relação ao texto fica a garantia de praticamente nada ter sido alterado, com excepção de alguns links externos entretanto quebrados ou já inexistentes, já no grafismo original houve que fazer pequenos acertos.
A nota justificativa está registada na última (primeira) página do Blog.
Luís Novaes Tito
luismariatito@gmail.com
2022.09.25

Links

redes sociais

blogs da casa

outros blogs

outros sítios

institucionais

comunicação social

.

Arquivo