Reabilitação do Blog - Notas do webmaster
Nota justificativa
Embora este texto esteja datado de 2009 foi elaborado em Setembro de 2022. A razão para este procedimento prende-se com a necessidade de o remeter para o fim do Blog - mais propriamente para o início uma vez que estes suportes apresentam os textos por ordem decrescente - de forma que a justificação de ter sido necessário actuar sobre um registo “selado” seja apresentada como nota de rodapé.
Depois da nota prévia passo a justificar a intervenção agora feita:
Ao visitar este Blog em Novembro de 2022, devido a notificações de inconsistência por ausência de manutenção há mais de onze anos, verificou-se que todas as imagens originalmente publicadas tinham sido perdidas na sequência da descontinuação do banco de imagens alojado num servidor externo.
Verificou-se também que grande parte das ligações externas estavam quebradas porque os proprietários dos conteúdos a que se ligavam, por qualquer razão que só a eles respeita, não os mantiveram activos nos endereços originais.
Para além destes factos, a própria dinâmica e evolução das tecnologias exige a permanente actualização destas plataformas sob risco de mau funcionamento, principalmente quanto à adaptação aos novos meios de consulta.
Tudo conjugado, este Blog que pretende ser um repositório de informação, apresentava já deficiências que inviabilizavam a sua consulta em moldes razoáveis.
Uma vez que os textos originais estavam intocados, sendo o conteúdo mais importante, houve que tentar repor o grafismo, seguindo a lógica inicial na medida do possível, com o cuidado de não desvirtuar um registo datado que deveria ter permanecido imutável.
Nem sempre foi possível. Algumas imagens perderam-se assim como alguma informação externa obtida pelas ligações entretanto quebradas e houve que as substituir por outras com o mesmo sentido.
Posso afirmar que não houve adulteração de conteúdos e o “selo” que se volta a colocar é garante disso mesmo.
A única acção que não se desenvolveu foi a adaptação aos novos meios (android/IOS) uma vez que teria de se adotar um novo Layout o que iria descaracterizar o Blog original das CCTM.
Tudo o que foi feito destinou-se a manter viva a memória do que se passou em 2009/2010 e, mais importante, em não deixar que Homens da têmpera de Manuel Alfredo Tito de Morais possam deixar de ter estes apontamentos públicos porque são uma lição de vida.
Dadas as justificações, espero não os ter desiludido.
Abraço com a amizade de sempre
Luís Novaes Tito
2022.09.25
© CCTM (178)