Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

CCTM

Comemorações do Centenário de Manuel Tito de Morais

08
Fev10

Uma bandeira contra a ditadura

Carolina Tito de Morais

Carolina e Manuel Tito de MoraisO meu Pai foi sempre, e continua a ser, uma referência muito importante na minha vida. Desde muito jovem que o acompanhei a reuniões e manifestações políticas.

Lembro-me de um comício na Voz do Operário, onde ele discursou, e de eu ter andado a recolher fundos, com uma caixa em lata, o que não passou despercebido à PIDE.

Depois do 25 de Abril, ao ver a minha ficha na polícia, aparece lá essa informação sobre uma perigosa criança de 12 anos. Um ano mais tarde, fui com o meu Pai ao funeral de Bento de Jesus Caraça. Tenho bem presente que levava uma bandeira, enorme, no meio de milhares de pessoas que desfilavam desafiando a ditadura. A incansável luta política, o entusiasmo e a esperança num futuro em que a liberdade e a justiça imperassem foram valores que não só nortearam a sua vida como os transmitiu aos que os o rodearam.

Tinha convicções profundas, queria uma vida melhor, em que mulheres e homens tivessem as mesmas oportunidades, os mesmos direitos e deveres. Posso mesmo dizer que os seus ideais não se cingiam ao seu país, que o meu Pai amava a humanidade e pugnava pelo seu bem-estar e harmonia.

A grande generosidade e o desapego aos bens materiais faziam dele uma figura singular numa sociedade em que a riqueza e o consumo são endeusados.

Que o seu exemplo seja conhecido e seguido e que a sua luta não tenha sido em vão.

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

contactos

Largo do Rato nº 2
1269-143 Lisboa
cctm@sapo.pt
cctm@ps.pt

Links

redes sociais

blogs da casa

outros blogs

outros sítios

institucionais

comunicação social

Arquivo

  1. 2010
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2009
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D